Durante muito tempo as contratações e promoções aconteciam de acordo com as habilidades técnicas dos profissionais. Era promovido quem dominava sua área de atuação, batia metas e desempenhava bons projetos. Contudo, o mercado começou a perceber: muitas dessas pessoas não tinham habilidade de gestão. Por isso, hoje, a capacidade comportamental, também chamada de soft skill, é muito mais valorizada.
Segundo a pedagoga e especialista em educação corporativa, Erika Linhares, atualmente, ter técnica é o básico. “Antigamente, as pessoas eram contratadas pela técnica e demitidas pelo comportamento. Porém, o cenário do mercado de trabalho mudou e a maior qualidade de um profissional é a sua atitude, habilidade social e individual”, explica. De acordo com a especialista, vivenciamos um nova perspectiva: os indivíduos são admitidos, promovidos e dispensados pelo comportamento.
Erika listou cinco pontos para conquistar a tão sonhada promoção. Acompanhe:
1. Inovar: o profissional de agora deve se antecipar, criar o hábito da inovação e ter equilíbrio pessoal para pensar à frente. Enquanto isso, as empresas devem oferecer um ambiente propício para seus colaboradores ao incentivar o pensamento crítico e criativo.
2. Agregar: as empresas cada vez mais buscam capital intelectual e não apenas braço. Nesse processo, procura-se quem consegue portar resultado, debater e aceitar ideias diferentes, escutar e aprender.
3. Parceria: ninguém faz nada sozinho! Seja sempre parceiro dos seus pares, pois você precisa auxiliar para ser ajudado. A colaboração de todos os setores implica em resultados exponenciais.
4. Protagonismo: assuma os desafios e principalmente, a responsabilidade de suas ações. Admita a glória e também as consequências.
5. Lealdade: é ser fiel e ter comprometimento ao acordo feito com a empresa e seus objetivos. O compromisso assumido deve ser cumprido.
Mariana Lopes, estudante de engenharia civil na Universidade de Salvador, na Bahia, está em busca de voos maiores. Dentro da organização, a jovem procura fazer sempre o solicitado, com a maior dedicação e esforço possível. Além disso, ela busca manter uma boa convivência com o seu time, afinal, eles atuarão junto à ela. “Tento evitar confrontos e me dispor de maneira errada com as pessoas ao redor. Para mim, um ambiente carregado atrapalha o desempenho de todos”, conta.
Quer receber mais dicas de como ter destaque no mercado de trabalho? Cadastre-se em nosso site e confira nossas oportunidades!