Ultimamente, a palavra leniência está presente nos acordos jurídicos em processos na justiça, nos quais um acusado colabora com a investigação delatando outros crimes e pessoas envolvidas. Contudo, o termo tem outro significado, relacionado a quem é manso, lene, suave, agradável, brando, leve, tolerante.
Para o professor Luciano Salamacha, consultor de empresas e especialista em carreira, a expressão pode levar bons resultados a uma empresa, equipe ou uma carreira inteira. “A maioria das empresas buscam essa característica em um profissional”, pontua. Segundo O especialista, algumas pessoas se equivocam e dão desculpas clássicas para ser menos intolerante: “não consigo ser suave diante da pressão diária e falta de tempo no ambiente corporativo”.
Para o professor, esses dois critérios são a alavanca necessária para a mudança e, por isso, ele lista algumas dicas para essa transformação de hábitos e comportamentos.
Dica 1. A exigência no trabalho não vai mudar, pois faz parte do mundo empresarial e, justamente para aguentar e dar respostas à pressão, o profissional tem de ser leniente e procurar recursos para lidar bem com a situação. Pratique.
Dica 2. Não pense: quando os problemas diminuírem, vou poder praticar essa leveza. Esse é um paradoxo falso. Quanto mais desafios, maior será a necessidade de se ter um bom profissional exercendo a tolerância frente às adversidades.
Dica 3. Fuja, se proteja de pessoas e situações, as quais interferem negativamente e aumentando a dimensão de um obstáculo. Certamente, isso tira o objetivo de ser mais suave. Portanto, chame para si a responsabilidade em avaliar as dificuldades e dê a elas o tamanho e importância merecidos.
Dica 4. Sem essa característica, muitos indivíduos tornam-se rigorosos, pouco flexíveis e intransigentes. Analise suas ações e perceba como você interage com as outras pessoas e se consegue estabelecer acordos para o intuito final da organização.
Dica 5. Faça uma autocrítica. Tenha um conjunto de projetos pessoais e profissionais, os quais te estimulam a se manter focado em questões positivas e saudáveis.
Essas qualidades deveriam estar presentes em todas nossas relações e no nosso cotidiano. Olhar para as situações com outra perspectiva faz parte da rotina de Isabelle Tavares. A estagiária de Gestão de Pessoas de Recife, tenta não se abalar com os empecilhos e para não atrapalhar seu desempenho profissional, procura avaliar o ocorrido. “O melhor é não transformar algo simples em uma questão complicada e maior”, conta.
Leve a vida com menos pesar e boa jornada. Aproveite para ler nossa matéria sobre Estresse: como fugir desse problema!