Muitos especialistas definem o mundo de hoje como “Vuca”. A sigla, em livre tradução, significa “volátil, instável, complexo e ambíguo”. Justamente por isso, na linguagem empresarial, valoriza-se tanto o desenvolvimento de habilidades não apenas técnicas, como também comportamentais. Nesse sentido, o estágio pode ser uma excelente maneira de aprimorá-las.
Soft skills
As capacidades como “inteligência emocional”, “resiliência”, “proatividade” e “criatividade” são alguns exemplos dos conceitos tratados como “soft skills”. É fundamental se atentar a essas questões para garantir destaque no âmbito corporativo.
De acordo com a consultora de RH, Márcia Ribeiro, do Rio de Janeiro, grande parte das empresas, principalmente em cenários de crise como a vivida atualmente, enfrentam obstáculos por conta da falta de preparo de alguns de seus colaboradores em situações conflituosas. “Bagagem teórica quase todo mundo tem, portanto, o foco nos seus hábitos e costumes é inevitável. Se um indivíduo não consegue lidar com uma urgência, nem sabe se relacionar direito com seus colegas, não propõe ideias ou tampouco é participativo, ele deixa a desejar para a companhia”, comenta.
Carência mundial
De acordo com um estudo da Capgemini Digital Transformations Institute Survey, cerca de 60% das instituições lidam com a carência dessas habilidades dentro de suas equipes. Dentre as mais demandas atualmente, estão:
I. Paixão por aprender (64%)
II. Colaboração (63%)
III. Capacidade de decidir (62%)
IV. Habilidade organizacional (61%)
Além disso, no levantamento “The Skills Companies Need Most in 2019 - And How to Learn Them”, 57% dos líderes seniores defendem esses aspectos como mais valiosos em relação ao domínio técnico de conteúdos. a
Ainda para a especialista, gerenciar conflitos, tanto internos, quanto externos, também é um percalço a ser enfrentado. Logo, para ter destaque no estágio, é preciso procurar meios de desenvolver essas características.
Na prática
Felipe Silva estuda psicologia na Unicamp e fala sobre sua primeira vivência no universo organizacional. “No começo, me senti perdido, pois senti falta de alguns aprendizados os quais não são oferecidos na faculdade, mas me ajudou bastante ter ouvido os feedbacks do meu chefe”, relata.
Portanto, se atente a esses tópicos para garantir cada vez mais sucesso em sua caminhada. O Nube torce por você!