Segundo o dicionário Priberam, ansiedade é a comoção aflitiva do espírito o qual receia o sucedimento ou não de alguma coisa. É também o sofrimento de quem espera algo certo acontecer. De acordo com a OMS - Organização Mundial da Saúde, 18,6 milhões de brasileiros sofrem com o mal. Fique por dentro!
Uma dose moderada desse estado nem sempre é um contratempo. Contudo, em alguns casos pode ser necessário solicitar apoio especializado. Afinal, é angustiante estar a todo o instante com a mente no porvir, sem conseguir se concentrar no momento atual.
Inquietação x trabalho
Uma pesquisa desenvolvida por Fagner Borges, publicitário e autor do livro “A Jornada da Liberdade”, demonstrou os seguintes dados:
- 57,8% dos colaboradores associam a angústia ao trabalho;
- 41% sentem irritabilidade quando o tema é o emprego;
- 59% se dizem no limite e já pensaram em desistir de tudo;
- Pelo menos 32,6% pensam nisso diariamente.
Borges é criador do movimento Freesider, cuja proposta é a quebra desse padrão de vida sufocante o qual está adoecendo as pessoas. Existem vários fatores relacionando o desassossego à rotina laboral e muitas corporações têm um ambiente onde o sentimento é valorizado.
“A cultura do workaholic, do profissional sempre sobrecarregado e sem tempo para nada, sem pausa ou descanso, é muito forte”, alerta. “Um funcionário vivendo no limite é um problema para si mesmo, para a família e no futuro para a própria empresa. Precisamos rever essas relações”, finaliza Borges.
Lidando com a preocupação
A estagiária Fernanda Silva costuma sofrer por antecipação constantemente. “Geralmente eu fico ampliando a realidade. A incerteza do futuro me deixa aflita”, afirma a jovem. A fim de enfrentar a questão, ela procura respirar fundo e distrair-se com hobbies para retomar as energias, mas nem sempre tem sucesso.
Viver dessa forma pode ser um peso. Se está enfrentando essa situação, considere pedir ajuda. O tratamento psicológico será útil caso você esteja:
- Colocando muita pressão sobre si mesmo;
- Sentindo-se só e sem alguém para conversar sobre as aflições;
- Perdido em relação às suas atividades;
- Não sabendo entender suas emoções.
Cuide sempre do seu bem-estar. Boa sorte!