A transformação já chegou ao RH. Processos manuais começam a ser substituídos gradativamente por softwares e ferramentas de gerenciamento. Os proveitos vão muito além da automatização das tarefas repetitivas. Afinal, o high tech melhora a experiência do colaborador ao longo de toda a sua jornada na companhia. Fique por dentro!
Segundo estudo feito pela Harvard Business Review, instituições com boas práticas de recursos humanos são, em média, 51% mais competitivas em relação às demais. Afinal, hoje é muito difícil se destacar no mercado sem usar sistemas modernos. Por isso, 40% das organizações aumentaram o orçamento da categoria, de acordo com uma pesquisa elaborada pelo Grupo Selpe e a A3Data.
“Boa parte desse avanço deve-se ao surgimento das chamadas HR Techs, termo o qual define as empresas fornecedoras de serviços tecnológicos para o setor. Elas possibilitam a atuação mais estratégica e assertiva da área nas corporações. Essas soluções são capazes de reduzir custos, aumentar a eficiência e a inteligência dos processos da seção de pessoas”, afirma Paulo Exel, diretor de operação da Yoctoo.
Possibilidades das inovações
A ciência pode ser empregada de diversas maneiras, como:
- Gestão de benefícios;
- Controle de férias;
- Emissão de holerites;
- Folhas de pagamento.
No entanto, um dos maiores impactos do digital é a introdução do People Analytics. Trata-se de um conjunto de processos e ferramentas os quais coletam, compilam e analisam dados sobre o comportamento dos funcionários. Essas informações são usadas no planejamento tático do campo, traçando formas de engajar, motivar, reter e aumentar a produtividade.
Diante dessa transformação, o profissional do ramo precisa estar muito bem preparado. Será necessário entender o negócio de forma mais holística, compreendendo os desafios globais do estabelecimento. Além disso, a repartição vai precisar atuar cada vez mais na geração e interpretação de bases, a fim de facilitar a tomada de decisões.
A modernização auxilia o trabalho dos indivíduos. Para Kelly Menezes, consultora de RH, em Brasília (DF), atentar-se a esse detalhe é decisivo para quem lida com gente. “A chave é usar os métodos e ferramentas para conseguir agregar valor atuando mais engenhosamente”, afirma.
Aqui no Nube valorizamos a tecnologia aliada a competência humana. Aproveite para conhecer as vantagens dos nossos serviços de contratação de estagiários!