Telemarketing, e-mails marketing e publicidade podem ser ferramentas muito úteis para atingir seus clientes. Contudo, os consumidores de hoje, cada vez mais conectados, querem algo além. Eles esperam das empresas um relacionamento próximo e uma comunicação rápida e satisfatória, como podem oferecer as novas mídias.
Interação com o consumidor
O WhatsApp, por exemplo, é a mídia social mais utilizada pelos brasileiros. De acordo com o estudo Conectaí Express, realizado pela plataforma de pesquisas on-line do IBOPE, o aplicativo de mensagens instantâneas possui 91% de penetração na população com acesso à Internet no país.
Segundo Ana Tex, empreendedora, palestrante e consultora em marketing digital, o uso da ferramenta é diverso, desde fazer agendamentos de consultas, fornecer promoções e descontos, até mesmo uma simples mensagem para fazê-los lembrar de seu negócio. “
Para investir, não precisa de muita coisa. Basta saber usar as estratégias certas para o seu tipo de negócio”, evidencia.
Finalidade corporativa
A primeira dica da especialista é somente incluir seu cliente na interação via WhatsApp, se ele concordar. Ana ainda alerta: “o número deve ser exclusivo para o negócio e as mensagens devem manter um tom profissional”. Além disso, a consultora aconselha a apostar em listas de transmissões, criar comunicações específicas para cada tipo de cliente e manter um contato periódico.
Ainda mais, nesse momento é fundamental instruir e orientar os colaboradores para não evitarem deslizes. Afinal, a ferramenta pode ser fator de desatenção e pode comprometer o desempenho dos profissionais. O importante é sempre manter uma linha corporativa e atenta a erros gramaticais, gírias e conversas informais.
Para Anne Motta, estudante de comunicação da Universidade de Brasília, quando se há foco e concentração, as vantagens são enormes. “Você pode se perder um pouco, mas é importante manter a transparência e aproveitar a facilidade”, comenta. A jovem ainda conta ter vontade de trabalhar com eventos e essa seria uma solução muito eficaz para a sua função.
Claro, com cautela há muitos benefícios. Contudo, é dever de cada um manter uma conduta agradável. Veja também essa matéria da TV Nube sobre como vícios tecnológicos podem interferir no desempenho! Fique de olho nisso e boa sorte!