Seguindo uma tendência em todo o país, a Educação à distância (EAD) tem ganhado cada vez mais expressividade e espaço na formação escolar e superior. A versatilidade e o melhor custo-benefício aos educandos são alguns dos atrativos da modalidade.
Segundo o último levantamento do censo Inep/MEC, cerca de 1,5 milhão de brasileiros optam pelo formato (18,6% das matrículas totais). Em 2004, eram apenas 60.000, ou 4,2%. Assim, a ampliação do EAD é uma realidade cada vez mais crescente.
Entre as vantagens para os estudantes, destaca-se a flexibilidade de horário e local, permitindo a conciliação do trabalho e instrução. Outro aspecto favorável é o custo mais acessível em relação ao ocular, seja pelo valor da mensalidade ou mesmo ausência de gastos com transporte e alimentação.
Lilian Almeida, coach de carreira e diretora executiva da LCA Consultoria e Treinamento, assegura a efetividade da estratégia. “Dei aula para nível superior de 2007 até 2018, em curso EAD e presencial. Afirmo seguramente: ambos os métodos dão resultado. Quem faz a diferença é o aluno com sua determinação, foco, disciplina e dedicação”, conta.
Na visão de Simone Silva, supervisora de RH na Almeida Construções em Maceió (AL), a modalidade é também benéfica para os profissionais. “Quem é qualificado facilita a contratação por atender às necessidades das empresas. Estamos em um mercado competitivo e quanto mais especializado, maior é a chance de se permanecer nele”, afirma.
Assim, aprimore-se e seja amplie seus horizontes!