Nunca antes assuntos como sustentabilidade e meio ambiente foram tão discutidos. Cada vez mais, grandes organizações estão se sensibilizando sobre sua responsabilidade social, repensando atitudes e promovendo ações para tornar um mundo um pouco melhor. Nesse contexto, a carreira de Gestão Ambiental ganha destaque por sua relevância!
A graduação
O curso tem o objetivo de formar profissionais éticos e comprometidos com as causas da sociedade, ao serem capazes de avaliar e incluir projetos nas corporações. Assim, durante o período, o estudante conhecerá os conceitos de resíduos sólidos, recursos hídricos, planejamento ambiental e avaliação de impactos.
No entanto, de acordo com os dados do último censo Inep/MEC, 11.215 estudantes matriculam-se na modalidade, enquanto apenas 1.966 se formam. “O maior desafio da graduação é ser entendida como mecanismo de gestão de reservas naturais e, ao mesmo tempo, alavancagem de desenvolvimento socioambiental”, considera Suely Gama, coordenadora do curso no Centro Universitário FMU.
O mercado de trabalho
Ainda segundo a professora, esse futuro agente é valorizado por saber implementar propostas de sustentabilidade, emitir licenças e até implantar políticas públicas devido à importância e complexidade da legislação brasileira. “As empresas desejam ou são obrigadas a cumprir uma série de normas, inclusive quanto ao descarte de resíduos”, evidencia.
Com isso, os formados terão um vasto campo de oportunidades para a sua atuação. Além disso, de acordo com a Pesquisa Nacional de Bolsa-Auxílio 2018, o valor médio para estagiários no segmento é de R$1.238,14
Profissionais na área
O perfil esperado é de quem tem uma atitude empreendedora, inovadora, crítica e ética. Para Anny Medeiros, coordenadora do curso no Senac, uma visão sistêmica e abordagem sustentável em suas decisões, permitirá a identificação e resolução de problemas, obedecendo a padrões de qualidade e produtividade. Suely ainda acrescenta: “é importante sempre pensar no tripé: econômico, social e ambiental”.
Gabriela Palácio está se formando na área e compartilha sua experiência: “é bem diversificado, trabalhamos com todos os conhecimentos, da matemática a biologia, da administração ao direito”. Para a jovem, o crescimento desse nicho a deixa satisfeita por ter escolhido a profissão. “As companhias abrem espaço para nós entendendo nosso papel!”, considera.
Se você é estudante e busca estágio, aproveite para se cadastrar no site e conquistar um espaço no mercado! Boa sorte!