Um semestre se passou e poucas coisas mudaram desde o início de 2019. Se suas metas ficaram para trás e você nem se lembra mais o motivo de tudo ter se perdido, cuidado. Está na hora de reavaliar suas atitudes e se livrar das travas para ter sucesso, as quais te impedem de concretizar suas vontades.
De acordo com a especialista em comportamento humano e motivação Karina Pólido, é comum cultivarmos certos limites e, sem nos dar conta, deixamos a motivação de lado e nos voltamos para a zona de conforto. “Para resolver isso basta criar métodos e soluções. Não se preocupe, pois o melhor jeito de fazer as coisas é o seu”, explica. Assim, a especialista, separa quatro travas para você se libertar:
1. Desorganização: sem planejamento, horários ou metas para alcançar no final do dia, você está reagindo às situações e não racionaliza sua atitudes. Faça o oposto, comece a programar seus passos!
2. Reclamação: não se contamine pelo mau-humor e dificuldades, seja resiliente e não desista. Esqueça os tropeços e as interferências, vá em frente e mantenha-se motivado.
3. Procrastinação: quem nunca se estagnou, diminuiu o ritmo e quase parou de realizar um projeto? Não deixe isso afetar seu desempenho e dobre seus esforços para alcançar a linha de chegada.
4. Insegurança: o medo de falar com pessoas desconhecidas, aquele projeto de mudança, a negativa de um investimento… não se limite. Tome posse de suas habilidades pessoais e profissionais e não deixe o nervosismo te travar.
Thays Marques Rodrigues é estudante de engenharia de produção, na Unigranrio, no Rio de Janeiro. Para a jovem, o planejamento é necessário para ganhar assertividade e mais chance de concretização dos anseios. “Gosto de ter objetivos, isso faz eu me movimentar e ter metas determina a forma, o caminho e a maneira para alcançar meu desejo”, conta.
E você? Deixe os empecilhos de lado e tenha dedicação para ir além. Boa sorte!