Muitos brasileiros desejam ter uma vida financeira saudável e estável! Para muitos, este seria o cenário perfeito, mas infelizmente os consumidores não têm o hábito de fazer o planejamento com as metas e objetivos a serem alcançadas a médio e longo prazo.
Recentemente a BlackRock, gestora de recursos americana, realizou uma pesquisa com 1.050 brasileiros e constatou: 61% dos entrevistados dizem não investir por não terem dinheiro suficiente para aplicar, porém 37% alegam falta de conhecimento no assunto e 20% tem medo de perder tudo.
Segundo a assessora de investimentos e professora de finanças Virginia Prestes a grande causa dessa insegurança ainda é a falta de instrução sobre essa iniciativa, é normal ter rentabilidade abaixo do esperado, porém com auxílio é possível apresentar resultados eficientes: “Para investir precisamos aprender a organizar nossos custos, eles são ponto de partida para termos sucesso. Não existe mágica, mas disciplina, organização e foco”, evidencia. Assim, a especialista preparou uma lista de passos para tomar:
1. Faça orçamento planejado de ganhos e gastos;
2. Classifique cada despesa entre obrigatória/não obrigatória e fixa/variável;
3. Planeje os custos e ao final do mês compare o orçado com o realizado;
4. Pague a você primeiro (sempre!);
5. Construa sua reserva de emergência;
6. Planeje-se para sua independência financeira (aposentadoria);
7. Esteja atento aos riscos, mitigue-os e proteja-se deles;
Pamela Mendes é estudante de ciências contábeis na Universidade Veiga de Almeida, do Rio de Janeiro. A jovem alega ser organizada desde sua primeira remuneração. “Eu guardo 30% do valor e o restante gasto durante os dias, assim, não tenho o risco de ficar sem nada até o próximo mês”, conta.
Deixar para trás velhos hábitos e implementar mudanças é um grande desafio, mas se começarmos a praticar as estratégias mencionadas acima certamente teremos resultados significativos. Conte com o Nube!