A capacidade de administrar emoções para manter o foco, a produtividade e as boas relações humanas são apenas alguns dos itens de um importante requisito: as habilidades socioemocionais. Ou seja, é preciso ter um conjunto de competências, as quais utilizem como base a gestão emocional e o autoconhecimento.
O carioca DeRose, professor e escritor, há 59 anos ensina técnicas e conceitos voltados a essa questão. “O sucesso na carreira é conquistado principalmente pelas soft skills. Isso vai muito além do conhecimento técnico”, explica. Ele cita três passos válidos para a evolução do indivíduo: a respiração, o mindfulness e a meditação.
Aprender a respirar corretamente é importante porque leva mais oxigênio ao cérebro. Logo, isso facilita as sinapses, acelera as reações, incrementa a criatividade, enriquece a construção de frases para melhor explanar sobre seus projetos e desencadeia processos. O mindfulness e a meditação têm outro papel fundamental, pois “o constante bombardeio de informações e estímulos externos compromete a capacidade de foco do indivíduo”, afirmou DeRose.
Para Vivian Wolff, coach de vida e carreira pelo Integrated Coaching Institute (ICI), a prática é um recurso suave e fácil para aumentar a concentração. “Pode ser inserido já na rotina das crianças e traz benefícios duradouros de desenvolvimento, quando praticado regularmente”, assegura.
Portanto, busque meios de se aperfeiçoar e destaque-se no mundo corporativo!