Ingressar no mercado é um desafio enfrentado por muitos jovens. Afinal, mesmo para ser um auxiliar, a maior parte das empresas exige experiências anteriores. Desse modo, um dos meios de garantir aos mais novos vivências capazes de rechear o currículo, é o programa Jovem Aprendiz.
Essa modalidade de trabalho é voltada para quem tem entre 14 e 24 anos. A única exceção à regra é para portadores de deficiência, afinal, para esses, não há limite máximo de idade. Outro aspecto fundamental sobre esse estilo de admissão é a escolaridade. Muitos acreditam ser necessário estar na escola para poder entrar no universo empresarial nessa posição.
Entretanto, a regra é clara: as vagas podem ser preenchidas tanto por quem está no ensino médio, quanto por quem já concluiu essa etapa. Uma dúvida frequente é sobre a carga horária. São 6h por dia e 30h semanais, mas se o sujeito já tiver concluído o nível fundamental, a norma pode chegar a 8h diárias, se nessa jornada estiver incluso o período destinado aos encontros teóricos dos programas de aprendizagem.
Para Tomás Silva, headhunter de Campinas, projetos como esse existem para oferecer aos inexperientes a chance de aprimorar suas habilidades e entrar em contato com a dinâmica corporativa. “Esse é o momento de desenvolver ao máximo seus conhecimentos e salvar esse aprendizado para toda a sua vida”, comenta.
Julia Corrêa está em busca da primeira oportunidade no ambiente empresarial e acredita ser imprescindível ter disposição para dar o seu melhor. “A gente vê notícias diárias sobre como o mercado está cada vez mais exigente, então preciso me empenhar para ser a melhor profissional possível”, conclui.
Para concorrer a vagas desse modelo de contratação, mantenha seu cadastro no Nube atualizado e fique atento às normas para crescer profissionalmente!