Nos últimos dias, muito se tem falado sobre as queimadas na Amazônia. Contudo, quando o assunto é floresta, não há só motivos para chorar. Afinal, o país possui cerca de 8 milhões de hectares de mata plantada. Leia nossa matéria e saiba mais sobre o assunto.
Em seis anos (de 2010 a 2016), o plantio de eucalipto subiu 16%. Isso corresponde a mais de 770 mil hectares, representando toda a área plantada em Portugal e África do Sul. Afinal, dentre os grandes produtores de commodities agrícolas, temos, de longe, a maior disponibilidade para expansão da produção. “Dentre vários fatores, nossa produtividade agro-florestal se beneficia da disponibilidade de água e alta incidência de luz solar no território nacional”, explica Luiz Fellipe Arcalá, diretor executivo da Innovatech Gestão em Campinas.
A floresta do futuro produz mais, gerenciada de perto e com profissionalismo custa menos, consome menos recursos naturais e fornece produtos e serviços de maior valor agregado. Ela alia benefícios em curto, médio e longo prazo em setores como sustentabilidade; biotecnologia; usos da madeira e extração de novos compostos para substituição de matérias-primas fósseis.
A Escola Técnica Estadual (Etec) Heliópolis está de olho no assunto. A fim de conscientizar os alunos sobre a importância do meio ambiente focou em uma horta pedagógica e, com isso, ganhou o Prêmio Desafio 2030. Quem se aproxima do espaço destinado ao cultivo pode ver ora pro nobis, peixinho, taioba, sálvia, cúrcuma, espinafre japonês e manjericões de diversos tipos: zatar, limão, roxo. “Aprendi muito com a ação e pude ver como ela mexe com as pessoas", diz a professora Marisa Ferreira de Lima, coordenadora da iniciativa.
Em meio ao caos, notícias positivas pode reforçar a esperança em um amanhã melhor. Acompanhe nosso site e fique sempre atualizado!