Garantir sua permanência no mercado é fundamental. Afinal, muitos processos estão se extinguindo, outros tantos são criados e vemos cada vez mais profissões se adaptando para acompanhar as tecnologias. Desse modo, acompanhar essa tendência não é apenas uma opção, como também um dever.
De acordo com a diretora executiva de inovação e tecnologia da Afferolab, Barbara Olivier, “o mundo está digitalmente transformado, e isso também mudou a forma como todos pensam, se comportam ou agem frente a qualquer desafio”, diz. Para ela, justamente por conta dessa nova era, a linguagem corporativa também tem se adaptado. “Não teria como essa nova consciência não mudar o relacionamento dos profissionais com o trabalho e – mais ainda – o olhar das empresas sobre seus colaboradores”, comenta.
Segundo a especialista, para uma corporação seguir as tendências, ela precisa investir nos agentes responsáveis por operar sua tecnologia. “Os indivíduos são o recurso primário para levar as organizações ao futuro”, diz. Nesse sentido, Barbara conclui. “As companhias buscam quem possui habilidades potencialmente agregadoras em diversos aspectos, as chamadas soft skills.
Segundo ela, algumas das capacidades mais relevantes para esse cenário são:
I. Marca pessoal
Tornar-se notável será um desafio cada vez maior, incluindo-se aí os esforços de conseguir uma colocação. O ponto de partida é ter em mente: o futuro começa com quem você é e em quem pretende se tornar.
II. Pertencer a diferentes tribos
Significa, basicamente, construir uma boa rede de contatos. No futuro, a tendência é a economia ser cada vez mais baseada em pequenos empreendedores. Por isso, é necessário aprender a lidar com diferentes tipos de mercado, pessoas e interesses.
III. Flexibilidade e inclinação à mudança
Isso significa ter uma facilidade maior para lidar com novos rumos, com situações não previstas, as quais exigem um empenho tão grande e focado quanto nas ocorrências planejadas.
Fabiana Marques está antenada e pretende desenvolver suas técnicas comportamentais por meio de cursos e treinamentos extracurriculares. Ela estuda psicologia na PUC de Campinas e estagia na área. Para a universitária, o estágio também ajuda no aprimoramento de suas qualidades. “Como estagiária, entendo na prática a rotina organizacional e ainda consigo aprender com os colegas e com meu supervisor”, conclui.
Desse modo, ficar atento a esse assunto é fundamental para construir uma carreira sucesso. O Nube acredita em seu potencial!