Quantos tipos de relacionamentos temos durante todo um dia? Seja em casa, no trabalho ou no lazer estamos cercados, a todo o momento, por diversas relações interpessoais. Apesar do nome geralmente não ser muito conhecido, o praticamos diariamente, ao conviver com diversificados perfis e personalidades.
Podemos definir o termo como a ligação, conexão ou vínculo entre duas pessoas ou mais dentro de um determinado contexto. Esse, por sua vez, muda constantemente, afinal, o modo de você interagir com colegas de profissão não será da mesma maneira com seus pais ou amigos.
Segundo Carolina Manciola, sócia-diretora da Posiciona Educação & Desenvolvimento, como seres sociais, nós desenvolvemos habilidades desde o início da vida. No entanto, por interferência externa, algumas delas ficam escondidas no nosso subconsciente. “Colocar em prática as conhecidas e aprender as demais é fundamental, mas requer esforço. Contudo, ele vale a pena, pois nos faz conseguir melhores resultados”, afirma.
Nesse contexto, o autoconhecimento é o principal caminho para ter boas conexões. Para a especialista, algumas dicas são essenciais nesse processo: entender as emoções, descobrir pontos fortes e fracos, aceitar os erros, ter confiança e respeitar as diferenças. Quando você consegue compreender quem é, fica mais fácil lidar com o outro.
Irla Coutinho cursa relações internacionais no Centro Universitário IESB, em Brasília. Durante o seu estágio, a estudante busca sempre nutrir um convívio interessante e cordial com seus colegas para garantir um bom funcionamento da equipe. Para ela, a experiência é enriquecedora. “Conversando com quem é diferente de mim, aprendo novos olhares e cresço como pessoa e colaboradora. Essa troca é muito rica se todos estiverem engajados e abertos para ouvir ideias diferentes”, conta.
“Criar conexões profissionais é muito importante para a construção da carreira, pois elas interferem na produtividade, qualidade de vida dentro e fora trabalho e na motivação”, completa a especialista. Não deixe de valorizar esse ponto e estabelecer pontes saudáveis em sua trajetória, boa sorte!