Seja no ambiente acadêmico, núcleos empresariais, programas de TV, canais do Youtube, entre outros veículos do universo digital, o tema empreendedorismo virou objeto de destaque na sociedade atual. Contudo, você já ouviu falar em intraempreendedorismo? Esse termo está ganhando cada vez mais relevância dentro das organizações.
O conceito criado por Gilford Pinchot há mais de três décadas, marca o início de um novo cenário para as relações de trabalho. Segundo, Marcelo Bárcia, mentor da Aceleradora Bluefields Development e Inovativa Brasil Impacto, do Rio de Janeiro, com a chegada da Internet comercial, muitas corporações adotaram estratégias em suas estruturas com enfoque na gestão pela qualidade e valorizaram perfis de colaboradores com maior visão de negócio.
“A relação entre dirigentes e colaboradores foi caracterizada no nível de “nós e eles”. Muitas empresas ainda valorizam essa perspectiva, mas o desafio está em criar condições para o fortalecimento e consolidação de uma cultura de intraempreendedorismo”, considera o especialista. Alguns empresários mais tradicionais podem se manter resistentes, mas a tendência é cada vez mais existir essas possibilidades.
Natália Bernardo atua na área comercial. Para ela, é bastante benéfico a oportunidade de ter a visão de dono dentro do empreendimento onde trabalha. “Para traçar uma boa carreira, é importante ter esse espírito empreendedor de forma a contribuir o melhor possível nos resultados”, conta. Assim, adquire bons aprendizados para o seu desenvolvimento pessoal e profissional e, ainda colabora para o sucesso do negócio!
Afinal, há muitas vantagens em incrementar as características desse modelo. Bárcia destaca como a promoção de envolvimento sincero e pertencimento com o negócio pode ser positivo. “Minimiza-se questões de desgastes e assegura um sentimento de maior satisfação do trabalho, inovação e produtividade. Todos ganham”, finaliza o especialista.
Aposte nesse formato e invista sempre no capital humano. Boa sorte!