A pedagogia passa por mudanças constantes, influenciadas principalmente pelas inovações tecnológicas e sociais. Estas refletem diretamente nas competências exigidas dos profissionais em um porvir próximo. Como a escola prepara os alunos para enfrentar esses desafios? Saiba mais!
Para a aplicação da Educação 4.0 são necessários o debate e o pensamento conjunto. Nesse sentido, o professor deixa de ser o protagonista e passa a mediar o desenvolvimento do discente com foco na realidade diária e no uso ampliado de tecnologia.
"Quando se trata de educar e mediar o conhecimento, não podemos permanecer no mesmo ponto de antes. É preciso refletir, saber e discutir para avançar rumo ao futuro", afirma Acedriana Vogel, diretora pedagógica do Sistema Positivo de Ensino em Curitiba (PR).
Conforme dados apresentados no The Global Summit 2017, a docência do amanhã baseia-se no conceito de Learning by Doing, ou seja "aprender fazendo". Essa ideia enfatiza a instrução por meio de experiências, projetos, testes e muita ‘’mão na massa’’. “Devemos estar aptos a preparar o aluno não apenas para a aprendizagem das disciplinas, mas para trabalhar conteúdos significativos e reais para ele”, ressalta Acedriana.
Para a professora e neurocientista Carla Tieppo, “o educador é um ‘fazedor de cérebros’. É ele quem mentora a inserção de informações e apresenta formas de se realizar escolhas, além de auxiliar na formação intelectual e ética dos estudantes. Por isso, precisa entender o funcionamento do cérebro”.
Assim, é necessário oferecer mais experiências psicomotoras às crianças, reduzindo o contato com telas e aumentando as ações manuais e sensoriais. Conte com o Nube e boa sorte!