Dentro de uma organização, o chefe torna-se o ponto de equilíbrio e peça-chave para fazer a diferença e conquistar metas. Contudo, não é uma tarefa fácil. Segundo pesquisa do Nube, 56,92% das pessoas reprovam um supervisor distante e quase nunca presente. Como ter sucesso no cargo? Descubra!
A governança pode ser uma característica nata, já notável durante a infância e manifestada até mesmo nas pequenas coisas, como na escolha das brincadeiras entre amigos ou ao ser aquele mediador dos demais. Na fase adulta é fácil encontrar na família o organizador das festas e encontros.
“Porém, quem não nasceu com a habilidade pode desenvolvê-la, pois consiste apenas em motivar os demais na busca por um objetivo em comum”, conta Carolina Farina, especialista em liderança empreendedora feminina em Curitiba (PR). Por meio do autoconhecimento e do desenvolvimento de competências, você também pode se tornar um líder.
A especialista destaca quais são as melhores qualidades para se criar ou aprimorar:
- Criticar construtivamente;
- Reconhecer seus próprios erros perante a equipe;
- Saber quando sugerir ao invés de ordenar diretamente;
- Elogiar todos os pontos fortes;
- Esperar por excelência;
- Deixar os desafios mais fáceis;
- Tornar seus colaboradores mais satisfeitos com suas funções.
Ou seja, o feedback e a inteligência emocional para lidar com diferentes comportamentos e a capacidade de compreender são essenciais. Não se pode deixar esses fatores de lado no momento de aprimorar sua gestão. “É claro, cada pessoa é diferente e age de maneiras distintas, mas é possível chegar a um bom resultado tendo conhecimento sobre o principal”, finaliza Carolina.
Para a estagiária Juliana Baroni, o supervisor deve dar exemplo. “Precisa conhecer a história de quem está na empresa, bem como a necessidade e características de cada um. Além disso, deve ter sensibilidade para escutar e orientar quem estiver precisando”, afirma.
O líder gerencia pessoas, e para isso é preciso entendê-las, além de si mesmo. Conte com o Nube e boa sorte!