Definir o sucesso é uma tarefa complexa e, até controversa, pois nem todo mundo compartilha dos mesmos conceitos. Ganhar dinheiro, ser dono do próprio negócio, ter uma família grande, boa sabedoria ou um corpo saudável… todos abrangem esse ideal.
Para a psicóloga Fernanda Tochetto, o verdadeiro significado do termo passa por diversas dimensões do ser humano. A especialista apresenta quatro maneiras: a busca pelo equilíbrio entre vida pessoal e profissional; o basta das pequenas desculpas as quais travam o início de qualquer ação; a valorização do cotidiano, aproveitando todos os momentos do dia; e a realização dos objetivos.
Para alcançar essa vontade, Fernanda sugere um passo a passo. De acordo com a psicóloga, o começo de todo o processo reside no acreditar em seus planos. A segunda medida é intencionar. “Ao mostrarem um desejo muito grande por algo, as pessoas comunicam essa intenção do consciente para o subconsciente, obtendo o foco necessário”, destaca.
A terceira etapa é a tomada de decisão, seguida rapidamente pela ação. Após isso, vem um dos momentos mais importantes: dedicar-se a continuidade do projeto e comprometer-se verdadeiramente com sua melhoria. “Para o resultado alcançado ser mantido, é preciso de uma jornada de humildade e muita determinação. Só assim, com pequenos passos e construções, é possível evoluir e chegar aonde se quer”, afirma a especialista.
Clara Rodrigues cursa psicologia pelo Centro Universitário de Brasília (UniCEUB). Para a estudante, a ideia de sucesso vai além de atingir um objetivo, mas relaciona-se com um caminho até o destino final. “É quando entendo o quão importante o outro é para o meu desenvolvimento e vice-versa. Assim, construo pontes de respeito, responsabilidade e interesses entre todas as partes envolvidas”, pontua.
Com essa visão, a jovem sente-se realizada nas principais esferas de sua vida, preocupando-se em compreender o pouco e também a si mesma. “Aprender quais são meus limites e possibilidades para o momento, é fundamental para sair da minha zona de conforto”, completa.
E você? Está em busca dessa autoconhecimento e percepção sobre o mundo a sua volta? Opte por esse caminho e encontre sua motivação, boa sorte!