Com o aumento da expectativa de vida, a permanência dos profissionais experientes no mercado tem aumentado. Com isso, eles estão dividindo espaço com os jovens e recém-formados, os quais ingressam no ambiente profissional. Diante disso, as empresas lidam com um cenário desafiador: a convivência de quatro gerações. Para aumentar ainda mais a pluralidade, inteligências artificiais e robôs também surgem nesse cenário.
Segundo Patrícia Lisboa, head trainer e hacker comportamental, as diferenças entre os grupos etários vão além da técnica, pois cada geração é marcada por algumas características em comum, com capacidades e comportamentos próprios. “Saber aproveitar as qualidades de cada uma delas é muito produtivo para as empresas”, diz Patrícia.
A pluralidade quando bem explorada possibilita aproveitar o melhor dos profissionais e da interação entre eles. Assim, há mais dinamicidade e amplitude de serviços e soluções. Segundo a especialista, o primeiro passo é conhecer os perfis gerais e individuais de cada grupo e entender a forma de trabalhar e agir, depois é preciso comunicar e passar por um processo de adaptação. “Só é possível traçar planos e metas quando a equipe se conhece. Assim, o trabalho em conjunto será positivo”, explica.
Afinal, a troca de ideias e compartilhamento de conhecimento é o ponto alto dessa interação. Giovanna Azevedo Pereira sabe bem disso e aproveita essa experiência. A estudante de direito na Pontifícia Universidade Católica do Paraná, em Curitiba, confessa se sentir bem com essa relação, contudo, é preciso aprender a lidar com as divergências, as quais são comuns. “Aprendo a interagir com pessoas de pensamentos diferentes, mas o maior desafio é em relação à tecnologia”, conta.
A questão levantada pela jovem é um dos assuntos discutidos quando falamos de gerações. As ferramentas digitais fazem cada vez mais parte do cotidiano. Para quem nasceu nesse meio, é fácil, mas para quem está acostumado com outra rotina, pode ser um desafio. Segundo a especialista, as mudanças refletem no trabalho dos profissionais e a solução está em se capacitar e se adaptar a essa nova realidade.
Certamente, esse convívio multigeracional ajuda nesse processo e o aprendizado será mútuo! Conte sempre com o Nube!