Montar um bom Curriculum Vitae (CV) é um desafio enfrentado por muitos jovens na busca pela primeira oportunidade no mercado. Se você é um deles e quer saber como montar um documento capaz de te destacar, veja estas orientações!
Para Marcos Castro, consultor de carreira em Brasília, para a parte de “habilidades”, no CV, é essencial praticar o autoconhecimento. “Refletir sobre quais são seus pontos fortes é muito importante antes de redigir o texto”, conta. Segundo ele, isso pode ser difícil para quem não tem vivências. “A dica, nesses casos, é perguntar aos professores da escola ou faculdade, aos seus colegas. Eles podem pontuar características interessantes para se investir e relatar”, diz.
Ainda de acordo com o especialista, em hipótese alguma, copiar a descrição feita em modelos pré-definidos da Internet é a melhor solução. “Se você somente copia e cola as qualidades “padrões” inseridas em alguma página da web, isso mostrará descomprometimento e, muitas vezes, desonestidade”, alerta. Portanto, é fundamental sempre ser sincero e franco.
Larissa Vieira sabe bem disso. Ela estuda comunicação social na FMU e conta sempre ter tido receio de cometer gafes nesse contexto. “Sempre me preocupei em ser ética para não encontrar problemas futuramente”, conta.
Portanto, se atente a esses pontos e siga uma trajetória de sucesso. O Nube torce por você!