Trabalhos voluntários são cada vez mais praticados pelos jovens de todo o país. A iniciativa é fundamental para promover a empatia e promover uma mudança na realidade de milhares de pessoas. Pensando nisso, muitos estudantes aproveitam o período das férias escolares para se dedicar ao amor ao próximo.
Matheus Henrique Alves é coordenador geral da 14ª Missão Solidária Marista (MSM), uma ação de voluntariado nacional. Por meio do projeto, Santos, no litoral paulista, por exemplo, receberá em julho a visita de 52 jovens de três cidades. O objetivo é promover a sensibilidade solidária e a troca de experiências. “Nosso foco é educar, com um aprendizado recíproco e com diálogo, por meio da imersão em realidades desafiadoras”, afirma.
Eles ficarão alojados em casas de famílias da região e no Centro Social Marista para se aproximar da realidade local e estreitar a troca de experiências. “Uma vivência como essa pode ser transformadora na vida dos adolescentes. Desperta a vontade de se doar para os demais. Significa ir ao encontro de quem mais necessita”, destaca Paula Frassinetti da Silva Melo, pastoralista do Colégio Marista Arquidiocesano.
Aproveite o tempo livre para também fazer alguma atividade voltada a quem precisa. Certamente, além de alimentar a alma, será um grande diferencial em seu currículo.
Portanto, mãos à obra!