Diante de problemas conhecidos como a corrupção, vale o questionamento: você possui uma postura sempre ética? Afinal, muitas vezes é fácil olhar o erro do outro e ignorar o seu. No mundo corporativo, a falta de transparência e probidade pode acarretar em grandes transtornos. Saiba mais!
Segundo pesquisa do Nube, 62,30% dos jovens procuram se diferenciar pelos bons gestos e ações. Outros 28,47% afirmaram seguir as regras o tempo todo. O levantamento foi realizado com 29.697 pessoas de todo o Brasil e demonstra a auto percepção dos brasileiros.
Na opinião de Mércia Justa, consultora de recursos humanos na DHuman C&EE, em Manaus (AM), a característica é aprendida em casa, por meio do exemplo família. Contudo, ela se surpreende com algumas condutas errôneas já vivenciados. “Precisei demitir pelos motivos de fraude, desvio de comportamento e de recursos. O mais chamativo era a falta de noção dos envolvidos do problema causado e do reflexo para a vida de quem era demitido”, conta.
De fato, fornecer informações mentirosas, descumprir leis ou mesmo a política da corporação pode implicar em consequências terríveis. Além disso, gera má reputação e ainda prejudica toda a sua carreira. Afinal, imagem é tudo e os recrutadores conversam entre si sobre os potenciais candidatos.
Assim, a dica é seguir as normas, mesmo se todos fizerem o contrário, bem como procurar referenciais para auxiliar. “Mantenha-se firme aos seus valores e crenças, saiba ouvir, tenha discernimento do certo e do errado, bem como uma referência para quem buscar conselhos”, finaliza Mércia.
Adquira a postura adequada e faça um mundo melhor para você e o próximo! Conte com o Nube e boa sorte.