Desde a recente popularização das redes sociais, em especial o LinkedIn, mudou-se a forma tradicional dos recrutadores de empresas avaliarem alguns candidatos. Com a plataforma, o profissional está a apenas um clique de distância das organizações. Contudo, como chamar a atenção no meio digital?
Segundo a especialista em recolocação no mercado de trabalho e carreira, Tais Targa, o diferencial da rede é a possibilidade de praticar o networking. “Um profissional em processo de transição de carreira ou em busca de recolocação deve estar na mídia social”. Além disso, é uma maneira eficiente de demonstrar o seu potencial.
A especialista ressalta cinco dicas para ajudar quem deseja destacar o seu perfil:
1. Título profissional: opte por um representando sua trajetória e não o cargo anterior. Fica mais fácil você ser abordado pela área de atuação.
2. Foto: escolha uma imagem a qual expressa simpatia e profissionalismo. Afinal, esse aspecto marca a primeira impressão.
3. Preencha todos os campos: quanto mais completo, melhor. Abuse das palavras-chave, idiomas, resumo, cursos, projetos, entre outros.
4. Tenha uma meta diária para envio de convites: busque contatos de acordo com o seu ramo, localização e interesse.
5. Interaja: curta, comente e compartilhe atualizações de suas conexões.
Ana Paula Ribeiro é designer e faz pós-graduação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, em Curitiba. Além de divulgar seu trabalho no Facebook, a jovem procura manter relações pelo LinkedIn. “Acho importante para o desenvolvimento de minhas habilidades, pois há bastante feedback. Além disso, acabo conhecendo outras pessoas com interesses e vontades semelhantes aos meus”, conta.
A especialista ainda ressalta como a rede social é poderosa e permite conexões importantes na área da vida profissional! Portanto, não deixe de manter-se atualizado e boa sorte em sua jornada!