Um dos desafios enfrentados por diversos profissionais, em diferentes etapas da carreira, é o nervosismo ao ter de fazer apresentações para um grupo ou para uma plateia. Esse medo é comum, mas é necessário vencê-lo para garantir ainda mais assertividade na trajetória.
Diego Silveira estuda arquitetura na Universidade São Judas, em São Paulo. Ele diz já ter encontrado problemas para se comunicar, principalmente durante processos seletivos. “Em dinâmicas de grupo, sempre fiquei muito receoso e isso já me atrapalhou bastante”, relata o universitário.
Justamente por isso, Renata Guedes Marques, coach de carreira de Brasília, dá algumas dicas para quem precisa discursar em público. “A preparação é muito importante, principalmente para quem está começando na trajetória pelo mundo corporativo. Antes de qualquer reunião ou apresentação, faça um roteiro com o assunto a ser discutido e coloque as informações em tópicos para lembrar a sequência de raciocínio”, orienta.
Ainda de acordo com ela, o simples fato de se organizar antes da fala reduz as incertezas e o risco de se estressar. “Além disso, também demonstra profissionalismo e respeito com os pares. O powerpoint e as listas são recursos auxiliares, não devem ser o foco e tampouco servirem de âncora”, alerta a especialista.
Desse modo, a coach ainda diz: “controle o nervosismo ensaiando na frente do espelho ou com um colega e peça um feedback. Se a ansiedade foi muito alta, vale a pena iniciar quebrando o gelo, pois assim as pessoas demonstram empatia”, conclui.
Siga essas dicas e garanta a excelência. O Nube torce por seu sucesso!