Uma habilidade relevante para os profissionais de qualquer idade é a comunicação assertiva. Afinal, na prática, quem almeja se destacar precisa saber transmitir informações com nitidez, além de encorajar e manter bons relacionamentos interpessoais. Fique por dentro com o Nube!
Segundo pesquisa do New York Times, 89% dos empregadores veem a competência de interlocução como um quesito fundamental para contratar e reter colaboradores em seus quadros funcionais. Na visão de Milene Rosa, estudante da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), a habilidade é benéfica. “As pessoas prestam atenção em você e te consideram. Isso também faz o serviço fluir melhor”, opina.
Veja as principais premissas para ser assertivo, de acordo com Gutemberg Leite, gestor de RH:
Efetividade: falar o certo no momento correto e para a pessoa adequada.
Responsabilidade: poder de persuasão e influência.
Ausência de julgamentos, empatia e escuta ativa: atenção e respeito aos sentimentos e ideias alheias.
Para Leite, organizações são feitas por indivíduos e eles agem visando o interesse dos diretores. “A consequência das falhas comunicativas acarreta conflitos os quais impactam o desempenho pessoal e a produtividade profissional, colocando a empresa em risco”, finaliza o especialista.
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