Entre 2007 e 2017, o número de empreendedores brasileiros cresceu de 14,6 milhões para 49,3 milhões, um aumento do 237%. Os números foram compilados pela pesquisa realizada pela Global Entrepreneurship Monitor (GEM), com a participação do Sebrae. No mesmo período, a população brasileira saiu de aproximadamente 191 milhões para 207 milhões, um crescimento de 8%.
De acordo com João Roncati, diretor geral da People+Strategy, é perceptível um aumento do número de indivíduos interessados em seu próprio estabelecimento. “As tendências mercadológicas abrem, cada vez mais, espaço para novos negócios. Com apoio de tecnologia, inovação e agilidade, os pequenos podem sim bater de frente com grandes se souberem usar corretamente suas características como vantagem competitiva”.
Esse foi o caso de Daniel Mocellin. Em busca de uma mudança radical de vida o jornalista, em 2015, resolveu largar a profissão para abrir uma hamburgueria de rua em Curitiba. A ousadia deu certo e em 2018 seu empreendimento comercializou, em média, 30 mil hambúrgueres e mais de 8 mil litros de chope artesanal por mês. Em fevereiro, a marca se consolidou como a maior do ramo artesanal no Estado do Paraná.
Para Roncati, na maioria das vezes, uma companhia de pequeno porte é menos complexa de administrar, afinal, é possível acompanhar tudo de perto. Além disso, o relacionamento com funcionários, fornecedores e clientes também é simplificado. Ou seja, a grande vantagem está na adaptabilidade desse tipo de organização, uma característica muito importante nos atuais dias, onde o mercado está volátil.
Em todo caso, para sobreviver em um ambiente competitivo, é essencial aprimorar os métodos de gestão. A aposta em inovação, na possibilidade de se desenvolver e ser forte concorrente faz toda a diferença. “Quem entender isso, não terá dificuldades em agregar o valor necessário para sua corporação”, finaliza o diretor.
Então, planeje-se e conte sempre com o Nube!