Dominar um segundo idioma agrega muito à vida de qualquer pessoa, mas essa experiência pode ser ainda melhor quando realizada no exterior. De acordo com a pesquisa Selo Belta, o curso de línguas foi a modalidade de intercâmbio mais vendida em 2019.
Para Fabiana Fernandes, gerente geral de produtos da CI Intercâmbio e Viagem, o dado enfatiza como uma vivência internacional é a opção ideal para quem procura expandir seus horizontes e se reinventar. “O intercambista ganha uma bagagem cultural muito grande e volta da viagem com uma nova maneira de enxergar o mundo, maior capacidade de resolver problemas e se adaptar a diferentes cenários”, aponta a especialista. Veja os principais benefícios do programa:
1. Satisfação pessoal: aumenta-se o conceito de “autoclareza”, diminui estresse e melhora desempenho no trabalho.
2. Imersão do vocabulário: o cotidiano possibilita o domínio, fluência e absorção das palavras.
3. Up no currículo: segundo pesquisa da Belta, 39,8% das pessoas viajam com o objetivo de investir na carreira. Afinal, essa bagagem é quase pré-requisito para o mercado.
4. Networking: você vai ter a possibilidade de conhecer diversas pessoas, trocar conhecimentos e criar uma excelente rede de relacionamento com profissionais.
Laura Bonvini cursa ciência política na Universidade de Brasília e já estagia na área. A estudante já foi para o México e Peru por meio do intercâmbio voluntário. Lá, absorveu aprendizados significativos para a sua jornada. “Me fez crescer bastante como pessoa. Aprendi a lidar com um time, culturas e visões diferentes”, conta.
Afinal, as possibilidades são inúmeras para quem busca esse tipo de programa. “Independentemente do modelo escolhido, a certeza é: os viajantes adquirem características para o resto da vida”, conclui a especialista.
E você? Pronto para essa aventura enriquecedora? O ideal é se programar e estabelecer essa vontade como meta para seu futuro. Boa sorte!