Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de desemprego do país alcançou a taxa de 12% em janeiro de 2019. Em paralelo a esse panorama, o movimento de trabalho autônomo cresceu devido à procura de se destacar por meio de iniciativas inovadoras. Contudo, abrir um negócio requer ir além da responsabilidade de ser o próprio chefe.
De acordo com Marcus Marques, mentor de pequenas e médias empresas em Goiânia, em um empreendimento, o gestor precisa cultivar as habilidades de foco e determinação. Assim, consegue oferecer aos clientes as melhores soluções em alinhamento com as expectativas de mercado. “Neste contexto, o desenvolvimento de determinados comportamentos podem representar uma vantagem competitiva. Afinal, gerir a corporação com equilíbrio é um dos fatores responsáveis por torná-la a primeira escolha”, afirma.
Na prática, os hábitos tratam-se de conceitos para serem aplicados no cotidiano. Arianna Huffington, fundadora do site de notícias The Huffington Post, faz questão de dormir oito horas todas as noites e sempre realizar uma meditação ao acordar. Já Karen Cesar, CEO da Red Bandana, adota o pensamento positivo e conta: “reclamar é fácil e não leva a lugar algum. O certo é sacudir a poeira, arregaçar as mangas, respirar fundo e continuar acreditando em seu propósito”.
Por fim, Marques listou quatro atitudes indispensáveis para os empreendedores:
1. Manter-se atualizado para garantir a atratividade do negócio;
2. Adotar um planejamento de metas e organização;
3. Priorizar a resolução de projetos complexos
4. Ter dedicação ao bem-estar e encontrar harmonia.
Apresentar boas práticas refletirá no desempenho de sua equipe e nos resultados de sua companhia. Portanto, adote-os para sua rotina e respeite seus ideais. Boa sorte em sua jornada!