Os avanços mais recentes na tecnologia faz a maioria das pessoas imaginar: o trabalho não será o mesmo e a máquina pode realizar atividade de vários profissionais. Segundo pesquisa realizada pela Universidade de Oxford, cerca de 47% dos empregos atuais nos Estados Unidos correm o risco de deixar de existir entre 2025 e 2035 por conta disso.
Em contrapartida, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) considera o surgimento de 30 novas profissões relacionadas ao ramo da inovação. De acordo com Natália Messina, especialista pedagógica da Evolua Educação, diante do rol de possíveis carreiras do futuro, se destacam: gestores de big data, de marketing para e-commerce, de operações e logística, de inovação e qualidade de vida.
“A dica é ficar de olho nas tendências, avaliar as oportunidades de mercado e direcionar sua trajetória para ser um profissional completo”, aconselha. Segundo a especialista, a educação profissionalizante é uma ótima opção para quem busca adquirir conhecimento em um período curto e se torna fundamental diante da necessidade das organizações em ter pessoas preparadas.
Além disso, segundo Natália, grande parte das crianças e dos jovens de hoje atuarão em áreas ainda inexistentes, por isso, os modelos e as metodologias não podem permanecer em inércia. “Uma das técnicas é a gamificação, a qual consiste em utilizar recursos de jogos em outros contextos, como na educação”, considera.
Yasmin Araújo estuda ciência da computação no Centro Universitário Carioca, no Rio de Janeiro. Com o objetivo de se diferenciar dos demais profissionais, a jovem sempre busca ensinamentos e novidades em sua área. “Além de me dar uma oportunidade de crescimento, eu curto muito aprender novas coisas”, conta. Assim, quem pensa dessa maneira já se sobressai.
E você está pronto para o futuro? Não pare de buscar conhecimento e aprimoramento de suas habilidades, para assim, se tornar um destaque no mundo dos negócios! Boa sorte!