Durante muito tempo, o potencial de uma pessoa era medido pelo Quociente de Inteligência (QI). A partir da década de 1990, porém, o conceito de Inteligência Emocional mudou os paradigmas, pois considerava a capacidade de lidar com os próprios sentimentos, a principal habilidade para alcançar o sucesso na carreira e a estabilidade.
Segundo Rebeca Zarzar, coach de desenvolvimento profissional, a competência pode ser peça-chave para a construção de sua jornada. Além disso, ao usar esse autoconhecimento a seu favor, é possível direcionar suas atividades para melhorar sua performance. “Você consegue aproveitar mais as oportunidades oferecidas e sente-se mais completa em relação à sua trajetória”, explica.
Felizmente, a especialista conta como a característica pode ser aprendida e, por isso, ela listou alguns pontos essenciais a serem considerados para quem tem dificuldade de perceber suas próprias ações e reações:
1. Coloque-se no lugar do outro e pratique a empatia.
2. Seja prático, principalmente em situações de pressão e conflitos.
3. Não se abale com críticas, ria de si mesmo e dê a volta por cima
4. Conviva com os erros e não hesite em se arriscar. Vá além do esperado.
5. Aceite as diferenças sem julgamentos.
6. Busque sempre aprendizados e não se contente fácil. Conhecimento nunca é demais.
7. Entenda a importância das mudanças para a evolução pessoal.
8. Seja grato pelas suas conquistas.
Outro grande benefício de saber entender seu comportamento é na hora de aliviar o estresse do dia a dia. Jennifer Simões é estudante de engenharia de produção na Universidade Federal Fluminense, no Rio de Janeiro. Para a jovem, esse é um desafio, mas ela tenta ver o lado positivo disso tudo. “Prefiro ambientes mais dinâmicos, pois apesar das dificuldades, me proporcionam um aprendizado acelerado e eficiente”, conta.
Gostou das dicas? Trabalhe esses aspectos em si mesmo, está na hora de se conhecer e alcançar voos mais altos. Boa sorte!