Aprimorar os processos de inovação e não deixar o termo apenas no discurso é o desejo da maioria das corporações no país. Segundo pesquisa feita pela Desenvolve SP, mais da metade dos empresários paulistas pretende apostar em alguma parcela nessa área entre 2018 e 2020.
Segundo Alexandre Pierro, fundador da Palas, consultoria em gestão da qualidade, a implementação desse sistema de gestão permite às empresas brasileiras melhores práticas nesse quesito. “A ideia não é engessar a novidade, mas sim organizá-la de forma a trazer ainda mais benefícios”, explica. Por isso, o especialista lista os seis principais motivos para investir nessa nova certificação.
1. Gestão de Insights: constrói-se uma política aberta para novas ideias em qualquer nível. Ou seja, quando um colaborador propõe uma melhoria, existe um protocolo claro de como tratar, testar e executar essa sugestão.
2. Domínio das incertezas: com esse modelo, é possível fazer uma análise diferente sobre os riscos diários e, a partir disso, dominar os possíveis cenários.
3. Cultura adaptativa: trata-se de criar um comportamento de adaptabilidade, onde é possível identificar as demandas do mercado, olhar as tendências e as oportunidades.
4. Espírito colaborativo: consiste-se em um hábito, no qual as pessoas possam falar abertamente e também aprendem a ouvir. Um canal disponível ao diálogo e feedback.
5. Liderança visionária e inspiradora: as figuras centrais devem ser capazes de direcionar pessoas e viabilizarem um futuro emergente.
6. Propósito transformador: a missão de um empreendimento é a razão pela qual ela existe e todas as suas decisões devem ser tomadas em prol desse objetivo geral.
Para Ana Paula Menezes, estudante de engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, a motivação é fator primordial em uma gestão. A jovem, se assumisse a posição, adotaria o modelo de direção pelo exemplo, assim inspiraria seus colaboradores. “Eu admiro a capacidade de quem está no cargo de prever os próximos passos, observando erros e acertos para resolver problemas da melhor forma possível”, conta.
“O mundo todo já percebeu: é preciso inovar para sobreviver”, finaliza Pierro. Invista nisso e fique mais perto do sucesso!