Segundo pesquisa da Giacometti Comunicação, 71% das pessoas estão insatisfeitas com o emprego. A busca contínua por modelos de sucesso, sem foco nos gostos e vontades individuais, é uma das principais razões do descontentamento. Portanto, é válido perceber suas competências e saber alinhá-las com a profissão. Saiba mais!
Antes de escolher um ofício é fundamental compreender quem somos. A estudante da Universidade Federal Fluminense - UFF, no Rio de Janeiro (RJ), Sayuri Arimori, valoriza a autoconsciência. “Costumo refletir sobre os momentos mais difíceis enfrentados e como fiz para superá-los. Analisá-los me faz ter uma visão melhor acerca dos meus pontos fortes e fracos”, comenta.
Segundo a psicóloga Bianca Reis, existem métodos os quais podem ajudar no autoconhecimento, fator essencial para o crescimento e êxito na carreira. “Processos de coaching, mentoria e até terapia são grandes aliados, a fim de mantermos a habilidade em movimento de forma saudável”, explica. Vale seguir outras recomendações da especialista:
Qualifique-se: realize cursos de idiomas, participe de workshops e demais oportunidades de educação na área desejada. Isso vai agregar valor e aptidões relevantes para o mercado de trabalho.
Faça networking: utilize os sites de relacionamento especializados em conexões corporativas. Assim, terá acesso às empresas e colaboradores de diversos setores e poderá iniciar o encontro dos talentos.
Não espere nada cair do céu: aproveite cada chance para abrir seu campo de negócios, absorver, procurar e adquirir capacidades e experiências.
Conhecer a si mesmo impulsiona o desenvolvimento e vontade de ir além. Invista em você!