Você já ouviu falar em robotização? É a aplicação de técnicas computadorizadas ou mecânicas para diminuir o uso de mão-de-obra em qualquer processo, especialmente o uso de robôs nas linhas de produção. Contudo, como essa transformação pode auxiliar na prática a rotina dos profissionais? Saiba mais!
Conforme previsões do Fórum Econômico Mundial, a robótica avançada e a inteligência artificial estão entre as ciências impulsionadoras de mudanças futuras. Boa parte dos colaboradores passa todo o expediente envolvida em tarefas repetitivas como checar e-mails, preencher planilhas, criar relatórios etc. Assim, esse tempo poderia ser otimizado e aproveitado em tarefas mais complexas.
Por isso, a tecnologia responde com a Robotic Process Automation (RPA). A ideia é colocar androides de software para aprender e executar esses afazeres junto aos humanos, economizando horas e impulsionando a produtividade. Ao contrário do pensamento comum, soluções como esta não têm por finalidade tirar o trabalho de humanos para substituí-los por máquinas.
“A robotização só será bem-sucedida se desenvolver uma comunidade capaz de entendê-la”, afirma Paulo Pellon, presidente da UiPath no Brasil, presente no Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF) e estados da região Sul. A companhia lançou as operações no país no final de 2018 e oferece treinamentos gratuitamente em seu site, visando proporcionar educação digital.
Desse modo, a inovação precisa ser alinhada com o treinamento dos profissionais os quais serão impactados por ela. Assim, consegue-se modernizar a companhia, ampliar a produção e lucros e não perder talentos!
Conte com o Nube e boa sorte!