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Aprenda 5 gatilhos de inteligência emocional para a carreira 

Notícia | 17/04/2019

Cláudia Giannoni

Em tempos de saltos tecnológicos e relações virtuais, a inteligência emocional tem sido amplamente discutida em cenários de convívio social como escolas, cursos, faculdade e trabalho. Foi um dos assuntos mais pesquisados pelos brasileiros nos últimos 12 meses, com crescimento de 88%, segundo Google Trends e isso acontece, porque tais habilidades não são técnicas, são comportamentais.

Para Lilian Carmo, diretora da Febracis Campinas, existem alguns gatilhos importantes para serem observados por quem deseja crescer na carreira.

1. Conheça as suas emoções: entenda qual sentimento move suas ações, ou seja, qual energia vibracional estabelece seu acordar, sua tomada de decisão, suas relações interpessoais e até mesmo o alcance das suas metas. Ao identificá-los, é possível checar o próprio padrão e ajustá-lo conscientemente, a fim de conquistar mais qualidade de vida, melhores relações e, consequentemente, resultados mais assertivos na carreira e nos negócios.

2. Use as sensações a seu favor: após entender quais fazem parte do seu dia a dia, bem como quais resultados obtém quando usa cada uma, você poderá canalizá-las para melhorar resultados. Em um momento de ansiedade e estresse no trabalho, busque encontrar as melhores ações no presente e foque no agora. Planeje o seu dia com um pequeno olhar para o futuro, com o intuito de adequar a rota.

3. Busque se automotivar: o motor propulsor do seu desenvolvimento precisa estar atrelado ao seu propósito, em outras palavras, à sua razão de ser e existir. Descubra qual fator te faz verdadeiramente acordar feliz e invista nas tarefas capazes de te aproximar disso.

4. Pratique a empatia: aprender a se colocar no lugar do outro, entendendo como ele pensa e sente, é uma importante ferramenta para quem gerencia e influencia equipes. Isso diferencia líderes de chefes, afinal, enquanto uns se preocupam apenas com tarefas e metas, outros inspiram e engajam.

5. Conecte-se com outras pessoas: sozinho você pode até ir mais rápido, porém, não irá longe. Um profissional de referência faz junto, cresce e contribui com os demais, para todos crescerem. O sucesso exige, cada vez mais, estar envolvido e conectado. Se você quer crescer, terá de aprender a extrair o melhor de si mesmo e de quem o rodeia.

Chris Melchíades é especialista em inteligência emocional, com mais de 20 anos de experiência na área de desenvolvimento humano. Para ela, quando os indivíduos aperfeiçoam esse lado, cria-se um local de atuação mais saudável e produtivo. “Ao invés de desprendermos tempo e energia com o irrelevante, vamos focar naquilo, de fato, importante para a organização”, assegura.

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