Segundo estudo da Accenture, 83% dos consumidores brasileiros preferem adquirir produtos e serviços de organizações com posicionamento ativo em relação a causas alinhadas a seus valores e crenças pessoais. Além disso, dispensam corporações neutras nestes temas.
A 14ª edição anual da pesquisa Global Consumer Pulse teve aproximadamente 30 mil participantes do mundo todo, incluindo 1.564 brasileiros. Ter um propósito é possuir um compromisso genuíno e significativo em relação a princípios com os quais os clientes se importam. Por exemplo: saúde e bem-estar, uso de ingredientes naturais, sustentabilidade ambiental e família. Além disso, tais itens devem embasar cada decisão de negócios
“Nos últimos anos, muitas empresas deixaram de se posicionar por complacência, letargia ou receio de polarização, permitindo o crescimento de competidores de menor porte", afirma Mauro Rubin, líder da Accenture Strategy para a indústria de Produtos, companhia presente também no Rio de Janeiro (RJ).
Na visão de Gleycon Silva, mestre em ciências ambientais, as pessoas estão mais bem informadas e as corporações precisam encarar o desafio. “Devem valorizar mais os talentos internos os quais realmente vestem a camisa da instituição. Afinal, isso traz mais felicidade e consequentemente mais rendimento. Também se reflete na qualidade final do produto e imagem da marca”, afirma.
Assim, é preciso ter atenção a esses dados. Afinal, a voz dos usuários pode alterar a trajetória financeira dos negócios. Eles não são apenas simples compradores, mas sim stakeholders ativos investindo tempo e atenção na missão e postura do estabelecimento.
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