Diariamente, inúmeras mudanças acontecem no dia a dia das organizações. A competitividade e busca por resultados impactam também os processos internos. No entanto, há um crescimento de profissionais à procura de ambientes com propósito e humanidade.
As cobranças de forma sistemática podem não ser as melhores alternativas nesse cenário. Segundo a master coach, Priscila Guskuma, o gestor assumir uma visão mais empática é a chave para um processo de gestão mais humanizada. “Por trás dos resultados, existem seres humanos com a necessidade de se sentirem parte de algo maior”, considera.
Segundo dados da consultoria Gartner, em 2019, uma das principais iniciativas para 85% dos líderes de Recursos Humanos será desenvolver as competências dos seus colaboradores, por meio do treinamento. Portanto, cada vez mais o capital humano é visto como recurso fundamental para o sucesso dos negócios. Veja alguns dos pilares fundamentais para isso:
1. Comunicação aberta
2. Desenvolver ambientes de descompressão
3. Alimentar o clima de colaboração
4. Adotar a diversidade
5. Entender as individualidades
Julia Carraro Pereira cursa economia da Universidade Estadual de Campinas e já estagia na área. Para a jovem, é fundamental estar em um ambiente propício para se capacitar, no entanto, muitas empresas negligenciam esse ponto. “Eu parto do princípio: todo conhecimento é importante e útil, independentemente de seu uso imediato ou não e todas as pessoas têm algo a aprender e a ensinar", conta. Por isso, estar em um local motivador se torna essencial para o crescimento da estudante.
Com a humanização, o clima se torna mais leve e possibilita melhores interações. Aposte nisso e boa sorte!