Uma pesquisa feita pela empresa de gestão de projetos Wrike elencou as principais causas do estresse no ambiente de trabalho. Para 52% dos 1.400 profissionais ouvidos, o desencontro de informações é a maior fonte de irritação. Como driblar o contratempo na hora de exercer o ofício? Saiba mais nesta matéria!
Na visão de Milena Porceli, coordenadora de remuneração e benefícios na Montreal Magazine, região de Campinas (SP), os fatores mais perturbadores são a comunicação falha ou a falta dela, além de líderes despreparados e a falta de planejamento. “O conjunto destes três itens gera retrabalho, prazos apertados e sensação de incapacidade. Afinal, o profissional sempre precisa lidar com atividades emergenciais e não consegue seguir seu planejamento diário”, explica.
Segundo Milena, é possível reverter o problema por meio de treinamento das equipes, liderança e, acima de tudo, uma comunicação transparente. “Sabendo o motivo da nova estratégia, o colaborador se sente envolvido e, consequentemente, engajado na construção da atividade. Assim, ele não se sente somente um executor de algo”, afirma. Dessa maneira, surge um sentimento de pertencimento essencial para o sucesso do próprio funcionário e da organização.
Portanto, é válido focar na resposta e não na adversidade, bem como posicionar-se de maneira otimista no dia a dia. Também é relevante se questionar: como posso mudar esse cenário de impaciência? Em casos mais graves, deve-se procurar ajuda especializada.
Gostou das dicas? Não deixe a tensão atrapalhar o seu desenvolvimento profissional.