Um dos termos mais conhecidos no mundo corporativo é o networking. Indispensáveis para qualquer profissional, os contatos originados por esse meio podem oferecer oportunidades e parcerias de sucesso. No entanto, ao longos dos anos, essa tarefa se torna mais difícil.
Claudia Taulois, fundadora da Engaging - Estamos Juntos, percebe uma diferença em tratar do assunto entre as gerações mais novas e antigas. “Jovens se conectam por osmose. Estão descobrindo o mundo, fazem parte de mil grupos. Conforme vamos amadurecendo, consolidamos as preferências e temos uma rotina pesada com menos tempo para isso”, ressalta.
Segundo a especialista é comum restringir a rede apenas às pessoas conhecidas. Contudo, nesse momento, percebe-se a necessidade de ampliar as conexões. O surgimento da Internet e mídias sociais pode ser considerada a salvação para muitos. “As novas plataformas apenas transformaram a forma de encontro”, considera Claudia.
O digital abre espaço para todos os grupos se conectarem e mudaram a forma de se relacionar. Porém, é necessário ter cautela e cuidado. “Cabe somente a nós mesmos evitar os riscos, as exposições desnecessárias e o tempo destinado ao mundo virtual. Administrando bem, o desenvolvimento é positivo”, evidencia.
Claudia Abate é dentista e professora de Ribeirão Preto. A sua experiência profissional foi primordial para conhecer diversos profissionais e, atualmente, ela se arrisca nos perfis on-line para dar continuidade a esse processo. “A maioria dos colegas da minha geração já estão se familiarizando com alguns aplicativos e hoje existem vários cursos para conhecer mais sobre a web”, conta. Para ela, é fundamental se aperfeiçoar, pois quem não faz isso sai perdendo no mercado.
Portanto, para a especialista, o ideal é aproveitar as possibilidades oferecidas pela tecnologia. “Deixe os medos e resistências no passado, ache seu equilíbrio e transite por todas as comunidades, sejam elas físicas ou virtuais”, aconselha. O importante é não deixa de fazer networking!
Conte sempre com o Nube!