De acordo com relatório do Fórum Econômico Mundial, até 2020, 35% das habilidades mais demandadas para a maioria das ocupações devem mudar. As profissões tradicionais não são mais tão cobiçadas. Afinal, os jovens possuem interesses diferentes dos mais experientes. Saiba mais!
“Esse novo profissional apresenta quatro características principais: tem pensamento multidisciplinar porque é multiconectado, tem consciência ambiental e social, busca experiência e não posses e não almeja carreiras, mas uma vida com propósito”, analisa o coordenador do Ensino Médio do Colégio Marista Asa Sul, Mateus Kaiser.
A nova consciência reflete-se também nos estudantes, cada vez mais preocupados com questões globais. Para Patrícia Costa Lino, coach de desenvolvimento humano e negócios em Salvador (BA), os millennials têm um perfil muito particular e desafiador para as corporações.
“Estudiosos consideram essa geração mais individualista e independente. O desafio está em conseguir reter esses talentos por muito tempo na organização, visto serem ansiosos, muitas vezes não saberem lidar com crises, não gostarem de controle, burocracia e rotina”, explica Patrícia.
Assim, para motivar esse grupo, as empresas precisam oferecer flexibilização no trabalho, como:
- Home office;
- Horários flexíveis;
- Desenvolvimento constante;
- Relação transparente;
- Feedbacks construtivos;
- Incentivos por meios não materiais (propósito, conquista, autoestima, valores, ética, senso de pertencimento).
Ofereça um ambiente engajador e retenha os melhores talentos! Conte com o Nube e boa sorte!