Desentendimentos são inevitáveis nas empresas, principalmente em tempos de dificuldades. Estar em uma situação de conflito provoca um estado de pressão interna não calculado, podendo prejudicar todo o processo de trabalho. Como a lidar com circunstância e evitar problemas?
Na visão de Jane Barros, psicóloga na Clínica Consultorius, em Maceió (AL), as divergências sempre irão existir quando há diversas personalidades juntas. “A postura neutra e a escuta permitem trabalhar bem o caso. A experiência é rica, pois traz muito conteúdo gerador de amadurecimento”, explica.
É crucial saber as técnicas de administração de desavenças. O objetivo deve ser chegar a um acordo final satisfatório para todas as partes envolvidas. Tendo isso em mente, existem algumas estratégias para gerir o contratempo. Veja as dicas de André Roberto da Costa, especialista em Desenvolvimento Humano de Gestores:
Competição: o indivíduo está em um nível alto de assertividade, buscando seu interesse próprio, mas com baixa cooperação. Dessa forma, prevalece o poder.
Acomodação: a pessoa tem pouca firmeza e alta assistência. Auto sacrifica-se para satisfazer a vontade de outra parte e abre mão do seu direito, se tornando passiva e não se posicionando com franqueza.
Afastamento: pouca objetividade e colaboração. O envolvido se afasta da adversidade e abre mão dos seus direitos.
Acordo: nem a segurança e a participação estão em seu estágio latente, nesse ponto o indivíduo cede e o outro também. Não há ação do ganha-ganha, e ambos saem perdendo.
Colaboração: administração de embate assertivo. O sujeito busca entender a todos os lados e aprender com os erros, sem deixar seus direitos serem suprimidos ou esquecidos. Ao colaborar, vê o outro como próximo e busca resolver o confronto de forma satisfatória para ambos os lados.
Assim o caminho é aprender com as dificuldades e tirar importantes lições do conflito. Boa sorte!