O dia a dia empresarial é repleto de desafios. Segundo uma pesquisa da International Stress Management Association – ISMA, os trabalhadores brasileiros estão entre os mais estressados do mundo no quesito esgotamento profissional. Além disso, no Brasil, 3,5% do PIB é perdido com custos relacionados a tensão no ambiente corporativo.
De acordo com o especialista em gestão e liderança, Renato Grinberg, os principais causadores de exaustão são: a falta de clareza nas expectativas depositadas no indivíduo, ausência de feedback recorrente e a habilidade dos gestores em definir prioridades. Sendo assim, tanto empresa quanto colaborador podem ser prejudicados por essas situações de incômodo durante o expediente.
Ainda de acordo com Grinberg, a pressão pontual pode ser positiva para gerar foco e determinação. Já quando ela se manifesta de maneira contínua, as pessoas podem adoecer. "Quando esse clima faz parte do dia a dia, inevitavelmente isso elevará a quantidade de erros e também a taxa de absenteísmo", afirma o especialista.
Para isso, é preciso ter muito cuidado e atenção com os colaboradores. Quem está sobrecarregado geralmente não toma boas decisões. Isso afeta o restante da equipe negativamente, gerando mais irritação e menos rendimento", diz Grinberg. Pensando nisso, veja algumas dicas para lidar e evitar essas questões:
1. Defina objetivos e treine líderes: é possível ajudar o time a entender as prioridades estratégicas do negócio e de suas atividades.
2. Seja transparente e converse com os superiores: quanto mais você guardar esse sentimento, pior o cenário ficará.
3. Use a situação a seu favor: tente fazer disso um combustível para mostrar sua eficiência e aprender a trabalhar com a sua inteligência emocional, por exemplo.
Pâmela Costa cursa farmácia na Universidade Iguaçu no Rio de Janeiro. Para a estudante, lidar com a pressão diária é um desafio, mas estrategicamente, ela consegue superar as adversidades. “Penso de maneira tranquila e equilibrada. O meu foco é alcançar meios mais adequados para otimizar o tempo e entregar o resultado esperado”, conta. Para ela, ambientes mais dinâmicos, exigem muito, mas desenvolvem suas capacidades.
Portanto, é fundamental mudar sua perspectiva e aproveitar para tirar de toda a experiência uma lição e aprendizado. Afinal, passamos a maior parte do dia no trabalho e, por isso, um clima pesado pode prejudicar - e muito - os rendimentos dos negócios. Assim, invista em seu capital humano e contemple os resultados. Boa sorte!