Apesar de sermos socializados desde a infância, ainda temos dificuldade de relacionamento devido às distintas personalidades, culturas, vivências e valores das pessoas ao nosso redor. Contudo, passamos mais tempo com nossos colegas de trabalho em relação à família. Assim, é necessário cuidar dessas ligações para haver uma teia de atitudes positivas na corporação.
Na visão de Silvio Melo, gerente corporativo na Santa Casa de Misericórdia em Maceió (AL), a importância desse aspecto está crescendo. “As empresas têm valorizado os profissionais com ótimo desempenho nas competências comportamentais, pois favorecem o clima organizacional, em detrimento daqueles com excelentes competências técnicas, mas péssimo trato interpessoal, instabilidade emocional e conflitos com demais colaboradores”, explica.
Para quem precisa aprimorar essa qualidade, Melo recomenda praticar o ato em todas as áreas da vida. Assim, ficará mais fácil transferir o hábito para dentro da corporação. “A transparência, postura, empatia, responsabilidade, respeito às diferenças e comprometimento fortalecem o desempenho e o crescimento”, finaliza.
Mesmo com todos os cuidados, o estresse da rotina pode resultar em conflitos. Nesse caso, a dica é focar em conseguir um acordo final agradável para todas as partes envolvidas. “O caminho é aprender com as dificuldades e tirar desse tipo de situação importantes lições, e isso é papel do líder”, explica André Roberto da Costa, especialista em desenvolvimento humano de gestores.
Agir bem com o próximo só traz benefícios! Conte com o Nube e boa sorte!