A identidade corporativa direciona as ações tomadas pelos colaboradores. O conjunto de regras, visão, valores e processos internos compõem o estabelecimento. Por isso, é decisivo ter tais aspectos bem definidos e alinhados às melhores práticas profissionais. Saiba mais!
Na visão da consultora de RH, Dilza Taranto, a instituição precisa ser um local benéfico, saudável e inspirador. Deve propiciar crescimento, desafios, oportunidades de mudança, autonomia, capacitação, aprendizagem, confiança, coerência entre discurso e prática (principalmente dos líderes) e transparência na comunicação. “Isso cria laços afetivos entre a empresa e seus funcionários, reduz o desgaste com o trabalho e aumenta a motivação”, afirma.
Para Vitor Mattoso, especialista em liderança criativa da Addtech, no Rio de Janeiro (RJ), os interesses corporativos influenciam no engajamento dos funcionários. “Quanto melhor a cultura organizacional, mais satisfeitos estarão os funcionários, prestando melhor atendimento e tornando os clientes mais felizes. Assim, garante-se mais compras e lucro no caixa”, explica.
A criação e a manutenção de um bom ambiente de trabalho depende diretamente dos valores e atitudes da presidência. Veja as dicas para ser bem-sucedido nessa atividade:
1. Tenha disposição para incentivar os colaboradores.
2. Mostre-se presente e acessível na maior parte do tempo.
3. Oriente e cative os funcionários para compartilharem suas ideias, ouvindo com atenção e implementando as viáveis.
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