Atualmente, raros líderes buscam incentivar suas equipes de diversas maneiras. Alguns dão total liberdade para o colaborador exercer a sua função, disponibilizam horários flexíveis e até possibilitam acesso ao seu WhatsApp pessoal para tirar qualquer dúvida ou comunicar uma ideia inovadora. Contudo, como engajar verdadeiramente o time? Saiba mais nesta matéria!
Segundo estudo realizado pela LeadPix Survey, as pessoas estão à procura por um trabalho com benefícios além da remuneração. Cerca de 36% dos profissionais entrevistados citam “experiências aprendidas” como o principal motivador, seguido por “atividades executadas”, com 33%, e “novas oportunidades”, com 26%. O salário aparece em quarto lugar com 16%. Ainda foram citados “seus colegas”, “sua equipe”, “seu líder” e “espaço físico”.
De acordo com Fabio Camara, CEO do Grupo FCamara, com sede em São Paulo e Santos, incentivar um colaborador vai além de oferecer bonificações. “Cada um se motiva por alguma razão diferente. O papel do comandante nesse processo deve ser constante e é sem dúvidas um fator importante para ajudar a empresa a crescer também”, comenta.
O especialista comentou suas ações para estimular o time com pequenas atitudes rotineiras.
CEO Itinerante: ter liberdade para sentar em lugares diferentes todos os dias é fundamental para se aproximar dos funcionários, estar disponível para todos no desenvolvimento dos projetos e incorporar o dinamismo e horizontalidade presentes em seu código de cultura.
O capital humano é o mais valioso: dê valor para as pessoas e contrate aquelas com mais vontade de aprender. As características mais reconhecidas e valorizadas não são apenas as habilidades técnicas, e sim, a pessoalidade com todos (capacidade de relação), a cumplicidade com os clientes e o senso de propriedade com o negócio.
Dê feedbacks: também ofereça programas para o profissional crescer.
O estímulo é essencial para um grupo produtivo. Então, não deixe a desejar e esteja ao lado de seus liderados!