Comportamento ou desempenho: qual fator pesa mais em um processo seletivo? Segundo pesquisa do Nube, para 72,41% das pessoas, ambos são importantes. Entretanto, na visão de 13,65%, a conduta é mais valorizada pelas organizações. Saiba mais!
De acordo com o levantamento, 6,82% dos respondentes acreditam depender do tipo de empresa. Já para 2,37%, a performance é mais importante. Na opinião de Márcia Almeida, gerente executiva da Ricardo Xavier Assessoria, em Salvador (BA), o desempenho pode ser encontrado facilmente. “Já o porte específico para a vaga, o profissional pode ter ou não”, explica.
A dica, nesse caso, é a autenticidade. “Seja você mesmo, afinal nunca se sabe se o entrevistador busca exatamente o seu perfil. Não tente inventar um personagem ou imaginar quais as ações esperadas para o cargo”, recomenda Márcia. Lembre-se: ninguém consegue manter a atuação o tempo inteiro.
Janaína Félix, analista de atendimento, utiliza e aprova a estratégia. “Não dá para oferecer nada além de quem se é. Posso demonstrar vontade de aprender e evoluir, mas no momento, estou em determinada posição e devo ser verdadeira em relação a ela”, opina.
Assim, seja transparente e amplie suas chances de sucesso. Conte com o Nube e boa sorte!