Segundo levantamento do Nube, o primeiro trimestre de 2019 chega com a expectativa da abertura de 39.100 vagas da de estágio. A modalidade é a oportunidade de formar excelentes profissionais para o futuro. O jovem traz inovação e proporciona boas trocas com os colaboradores seniores. Por isso, vale a pena investir em um Programa de Estágio!
Para Patrícia Lino, coach de desenvolvimento humano e negócios em Salvador (BA), todos saem ganhando nessa relação. “A empresa, quando consegue desempenhar bem essa atividade, vira referência no mercado e atrai para si excelentes novos talentos”, explica.
Veja algumas dicas de como executar a prática:
1. Definir dentro da área de Recursos Humanos a equipe responsável pelo projeto.
2. Identificar as etapas e tarefas de cada parte para determinar, em seguida, um orçamento (divulgação, processo de seleção, bolsa-auxílio, consultorias, treinamentos…)
3. Estabelecer o perfil do estagiário desejado e discutir isso com o time.
4. Ter contato com Universidades e Escolas Técnicas.
5. Após a contratação, integrar o estudante à instituição, apresentando-o aos demais colaboradores e setores.
6. Orientar o gestor responsável pelo jovem a valorizar suas competências, bem como a equipe de RH a acompanhar de perto o desenvolvimento do aluno, monitorando a atuação e fornecendo feedbacks.
“O processo seletivo em si precisa ser dinâmico e desafiador, promovendo assim uma conexão com essa geração mais nova já neste primeiro momento. Verificar a sinergia do candidato com a cultura organizacional também é de fundamental importância”, finaliza Patrícia.
Uma boa fórmula é contar com o apoio de um agente de integração. Boa sorte!