Segundo pesquisa da Microsoft, os jovens Millennials - também conhecidos como Geração Y, nascidos entre 1980 a 1999 - são grande influência em empresas de TI. Eles têm como objetivo priorizar a tecnologia em seus trabalhos e, assim, otimizar a transformação dentro da área. Com isso, realizam mudanças dentro da organização por meio da expansão de habilidades e procedimentos de atuação.
Por outro lado, eles também esperam liberdade na criação e execução dos projetos. Contudo, ainda segundo o estudo, 88% revelam o fato das políticas e culturas atuais de TI não permitirem o uso da criatividade como desejam. Para Mariane Guerra, vice-presidente de Recursos Humanos para América Latina da ADP, é fundamental se moldar ao novo perfil de colaboradores para cativá-los e, então, conservar os talentos. “Muitas companhias estão voltando seus olhos para esse fator. O quanto antes se adaptarem melhor será para seu rendimento”, afirma.
No Brasil, empreendimentos com cultura de startup já têm essa percepção e inovam na forma de atrair e reter sua mão de obra. Fábio Camara, CEO da FCamara, também com sede em Santos, aposta na iniciativa e dá maior flexibilidade e espaço para os funcionários. “O capital intelectual é fundamental para o crescimento de uma corporação e, por isso, pedimos a esses jovens muita força de vontade e curiosidade para descobrir o mundo”, afirma.
Treinamentos para desenvolver o potencial de cada integrante do time é outro grande aliado a uma gestão mais livre. “Quando a instituição conta com a excelência do profissional treinado e ele sabe estar inserido em um ambiente onde suas ideias serão ouvidas, boas oportunidades de crescimento e desenvolvimento ocorrem para ambas as partes”, finaliza Camara.
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