Os millennials têm transformado os mais diversos cenários do ambiente organizacional e adaptado antigas tradições a fim de melhorar a produtividade e a qualidade de vida profissional. Nesse sentido, ficar atento às novas ideias e considerar possibilidades pode ser uma boa saída.
Segundo Tiago Magnus, fundador do TransformaçãoDigital.com, algumas tendências ganharam força com o passar dos anos. Para ele, podemos esperar nos próximos anos, em termos de gestão:
1. Equipes por projetos ─ o agrupamento de pessoas não será mais realizado por área como é hoje, mas sim por entregas.
2. Compartilhamento de informações ─ os dados internos serão visíveis a todos da staff.
3. Trabalho remoto ─ o home office já é amplamente adotado para a diminuição de custos e aumento da motivação do time.
4. Ambientes virtuais amigáveis ─ ferramentas e soluções simples e rápidas de se utilizar.
5. Diversidade e multicultura ─ o trabalho em casa também estimula a criação de equipes multiculturais ao redor do mundo.
6. Autogestão ─ permitir aos colaboradores administrarem suas próprias atividades.
7. Hierarquia horizontal ─ revisão do tradicional com excesso de burocracia.
Isabella Antonialli estuda engenharia de produção na Facamp, Faculdade de Campinas e estagia na área. Para ela, modelos novos podem não funcionar tão bem atualmente. “Para as ideias darem certo, é necessária, primeiramente, a implementação da cultura do ownership (sentimento de ser o dono do empreendimento)”, diz.
Considerar possibilidades para uma organização é fundamental para se manter relevante em meio às novas exigências do mercado e do perfil dos profissionais. Sendo assim, estar aberto a pensamentos diferentes pode garantir o seu êxito. Conte sempre com o Nube!