Segundo os especialistas, a entrevista por competências é o modelo mais adotado nos processos seletivos. Nela, o entrevistador pede relatos sobre situações reais vividas pelo candidato a fim de verificar como ele fez para atingir uma meta desafiadora ou resolver um problema de comunicação. Saiba mais!
Segundo Dianne Marinho, coordenadora de RH do Comercial de Embalagens Descartáveis LTDA, em Maceió (AL), a finalidade é extrair como a pessoa atuará diante dos contratempos. “Para um cargo de supervisão, por exemplo, a competência de liderança é essencial. Uma pergunta como ‘cite um momento no qual você conseguiu mobilizar outros no sentido de atingir um determinado objetivo’, vai fazer o recrutador analisar se a tomada de decisão do participante se encaixa no perfil da organização”, explica.
Se você deseja ser bem-sucedido nessa atividade, confira algumas dicas da especialista:
- Inicialmente, é necessário observar se o currículo preenche os requisitos e as capacidades do cargo.
- Pense em cenários anteriores, dentro das habilidades anunciadas na vaga ou no levantamento, como: quais ações são necessárias, resultados obtidos, diferenciais etc.
Na visão da consultora de RH, Pamela Braga, para os concorrentes, não tem mistério. “Ser sincero, falar de forma clara, sem respostas hipotéticas ou genéricas e ter calma. Relacionar as vivências com os exemplos é a melhor forma de apresentar a experiência profissional adquirida”, recomenda.
Conte com o Nube e boa sorte!